Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb,… Por que é tão popular?

Prato Low Carb

A dieta low carb, como é chamada no Brasil, é na verdade uma dieta Low Carb High Fat (baixa em carbohidratos, alta em gordura). Existem diferentes versões, como a dieta cetogênica e a dieta carnívora. Mesmo a dieta paleo pode ser considerada uma dieta baixa em carboidratos, mesmo que não seja necessariamente muito baixa em carboidratos.

Na verdade, nem é uma dieta no sentido tradicional da palavra. Normalmente usamos a palavra “dieta” para dizer que estamos comendo menos para perder peso. Mas quando estamos falando de dietas como a dieta low carb, devemos usá-la de forma diferente. “Dieta”, neste caso, apenas descreve o que comemos e não o quanto comemos.

Macronutrientes na dieta low carb

Como o nome já sugere, a dieta low carb tem como objetivo manter baixa a ingestão de carboidratos. As taxas recomendadas padrão são mais ou menos:

  • 55 a 65% de carboidratos
  • 20 a 30% de gordura
  • 10 a 15% de proteína

Ao comer uma dieta low carb, as razões são muito diferentes:

  • <10% de carboidratos
  • 65 a 75% de gordura
  • 10 a 20% de proteína

A primeira reação que as pessoas tendem a focar é a alta quantidade de gordura. Nos últimos 50 anos nos disseram que a gordura é ruim para nossa saúde. Então, como pode uma dieta baixa em carboidratos ser saudável? E como comer tanto gordura nos ajuda a perder peso?

Eu responderei estas perguntas em outros posts. Uma vez escritos, os links aparecerão neste post. Para este post, é suficiente dizer que fomos mal informados sobre gorduras. Em princípio, não temos que temer comer gordura. No entanto, nem todas as gorduras são as mesmas, o que ficará claro em outros posts também.

Além disso, a combinação de gordura e carboidratos é um assunto inteiro por conta própria.

Ok, eu entendo o que é uma dieta low carb, mas por que é tão popular?

A resposta a esta pergunta é muito simples:

Porque funciona!

 

Perder peso na dieta low carbPrimeiro, o low carb fuciona para perder peso e melhorar a saúde. Funciona tão bem que, se você tentar e descobrir que não funciona para você, isso significa que você ainda está ingerindo muitos carboidratos. E isso é um erro muito comum que as pessoas cometem quando mudam para a dieta low carb. Carboidratos estão em toda parte, em quase tudo o que comemos, especialmente alimentos processados. Dependendo do que sua dieta era antes de você mudar para low carb, pode ser um desafio para realmente reduzir o consumo de carboidratos.

Idealmente, não mais do que 20 gramas de suas calorias devem vir de carboidratos. Isso não é muito e leva tempo para aprender como manter a ingestão de carboidratos tão baixa. Em versões menos rígidas, não há problema em manter sua ingestão de carboidratos abaixo de 50 gramas. Qualquer coisa mais e não é considerada low carb. Em seguida, seria “redução de carboidratos”, mas, infelizmente, o efeito de perda de peso é muito menor com apenas pequenos aumentos de carboidratos.

Monitorar glucoseEm segundo lugar, o low carb funciona para reduzir ou mesmo reverter muitas doenças crônicas. Isso soa como uma afirmação muito ousada, mas a ciência mostra que é verdade. Também muitos médicos que começaram a usar low carb para ajudar os pacientes começam a ver resultados tremendos. Por exemplo, para reverter o diabetes, a dieta low carb pode tirar as pessoas dos medicamentos dentro de algumas semanas. (algumas pessoas demoram mais e algumas têm muito dano para reverter seu diabetes, mas ainda podem ver sua saúde melhorar muito comendo low carb.)

Apenas uma explicação simples: low carb reduz os níveis de insulina no sangue. A insulina está envolvida em muitas doenças crônicas. Controle seus níveis de insulina e recupere o controle de sua saúde novamente.

Existem outros benefícios de comer low carb. Nos posts seguintes vou escrever mais sobre eles.

Você está comendo low carb já?

Quais são suas experiências com a dieta low carb?

Você perdeu peso?

Por que você decidiu comer low carb?


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