Dieta Low Carb

Como funciona a dieta Low Carb (Obesidade não é culpa sua)

Este artigo é baseado no vídeo abaixo pelo Dr. Jason Fung, que explica o que causa a obesidade. A partir desta informação, podemos entender como funciona a dieta Low Carb.

Obesidade é sua própria culpa?

Quando você segue o conselho médico e nutricional tradicional, é recomendado que você coma menos calorias e faça mais exercícios. Isto supostamente reduz o número de calorias que você ingere e aumenta o número de calorias que você gasta.

Se o seu peso já foi um problema para você, você provavelmente seguiu este conselho. O resultado, na maioria dos casos, é a perda de peso a curto prazo, seguida de um ganho de peso e alguns quilos a mais. O que os médicos e nutricionistas tradicionais lhe dizem quando isso acontece?

Eles dizem que você fez errado. Você comeu demais ou não exerceu o suficiente ou os dois.

Essa ideia de comer menos e se exercitar mais tem sido a teoria básica sobre a qual todos os programas de perda de peso são construídos. Desde os anos 1970, essa teoria foi empurrada para nós. E nesses 50 anos o número de pessoas com excesso de peso ou obesidade vem subindo. Algo está errado aqui porque comer menos e se exercitar mais parece ter o resultado oposto. Mas o que você é dito quando segue esse conselho e não funciona? Você é dito que você está fazendo errado. “É sua culpa que você é obesa.” Eles não dizem isso diretamente na sua cara, mas você acaba sentindo que é sua culpa que você está com sobrepeso ou obesidade.

 

Obesidade não é sua culpa

Não se você seguiu o conselho tradicional. O Dr. Jason Fung explica no vídeo acima que a verdadeira causa da obesidade não tem nada a ver com calorias. Em vez disso, é um problema hormonal. É um caso de muita insulina.

A insulina é um hormônio, excretado pelo pâncreas, que diz às células do seu corpo para ingerir glicose do sangue.

A maioria das pessoas sabe que a insulina é o hormônio que reduz os níveis de glicose no sangue. Talvez seja menos conhecido que a insulina também diz às células de gordura para armazenar gordura. Em outras palavras, a insulina impede que as células adiposas liberem seu conteúdo. Quando os níveis de insulina estão elevados, é impossível queimar gordura corporal.

A conclusão é simples: para perder peso, devemos manter baixos os níveis de insulina. Comer low carb concentra-se especificamente em manter baixos os níveis de insulina. É por isso que funciona tão bem para perda de peso.

Mas a insulina é completamente ignorada pela medicina tradicional e pela nutrição tradicional. Eles só começam a se importar com a insulina quando você é diagnosticado com diabetes tipo 2. E então o tratamento geralmente chega ao ponto em que eles estão lhe dando mais insulina.

Lembre-se, mais insulina faz você ganhar ainda mais peso. Um efeito colateral comum do tratamento com insulina é o ganho de peso.

 

O que faz com que os níveis de insulina subam?

Existem 3 principais causas para os níveis de insulina aumentarem:

  • Comer
  • Carboidratos
  • Proteina

Apenas comer fará com que o pâncreas excreta insulina. Carboidratos, proteína e gordura. É como se uma pequena liberação inicial de insulina estivesse disponível assim que as calorias dos alimentos que comeu entrassem na corrente sanguínea. Depois disso, dependendo do tipo de nutrientes, o pâncreas excreta mais insulina. Mas é aí que fica interessante.

A quantidade de insulina que o pâncreas excreta depende do tipo de nutriente que você ingere. Carboidratos causam o maior aumento de insulina. As proteínas também causam o aumento dos níveis de insulina, mas muito menos do que os carboidratos. E, curiosamente, a gordura dificilmente afeta os níveis de insulina.

Depois de comer, os níveis de insulina subirão rapidamente. Então, quando seus intestinos digerem a comida que você comeu, os níveis de insulina permanecem elevados até que os níveis de glicose no sangue voltem ao normal (abaixo de 100mg / dl). Geralmente, leva até 3 ou 4 horas para os níveis de insulina caírem para níveis baixos. Durante este tempo, as células de gordura são aconselhadas a armazenar gordura.

Sabendo disso, leve 5 minutos para pensar sobre o conselho tradicional de que comer a cada 3 horas ajudará a perder peso. Você ainda acha que o excesso de peso é culpa sua?

Níveis de Insulina Cronicamente Elevados,… O que isso faz?

Quando você entra em uma sala que tem um forte cheiro, primeiro você será dominado pelo cheiro forte. Mas 5 minutos depois, você dificilmente notará o cheiro. O mesmo se aplica à nossa sensibilidade à insulina. Quando nossos níveis de insulina estão constantemente elevados, nossas células se acostumam com esses níveis também. O resultado é que precisamos de mais insulina para que nossas células respondam da mesma maneira. Isso é chamado resistência à insulina.

Níveis de insulina cronicamente elevados causam resistência à insulina. Mas não em 5 minutos. Leva décadas para chegar ao ponto em que é necessária mais insulina do que o pâncreas pode produzir. É quando os níveis de açúcar no sangue começam a subir e somos diagnosticados com diabetes tipo 2.

Como você sabe que tem resistência à insulina?

  • Quanto mais velho você fica, mais difícil é perder peso
  • Sentir-se sonolento após o almoço ou jantar
  • Ganhar peso enquanto come menos do que quando era mais jovem

A resistência à insulina resulta em mais e mais necessidade de insulina. E então você está em um círculo visioso:

 

Como os níveis elevados de insulina e resistência à insulina causam ganho de peso?

Lembre-se de que as células de gordura não podem liberar seu conteúdo quando os níveis de insulina estão elevados? Agora nós exploramos qual é o resultado líquido dessa situação.

O corpo humano possui 2 tipos de armazenamento de energia: Gordura e Glicogênio. Gordura todo mundo sabe, porque se você tem muito disso, você sabe disso. Existem 2 lugares onde a gordura é armazenada. Sob sua pele, o que é chamado de gordura subcutânea. E há gordura visceral, que fica entre seus órgãos. Uma pessoa média com um IMC de 22,5 tem 72 mil calorias de energia armazenada em gordura. Uma pessoa obesa com um IMC de 35 tem até 350000 calorias de energia armazenada em gordura.

O glicogênio é uma molécula que consiste em uma cadeia de moléculas de glicose e é encontrada dentro de nossas células. Principalmente nas células musculares e nas células do fígado. A capacidade total de armazenamento de glicogênio é de cerca de 1600 a 2000 calorias. Essa capacidade de armazenamento não depende do nosso peso. Cerca de 400 dessas calorias são armazenadas no fígado. O resto em nossos músculos.

Quando os estoques de glicogênio estão cheios, qualquer excesso de glicose será armazenado como gordura. (ou no seu sangue quando você é diabético tipo 2)

Quando os níveis de insulina estão elevados, a glicose deve ser usada para energia. Mesmo quando você come alimentos que contêm gordura, suas células não podem usar a gordura como energia. Essa gordura será simplesmente armazenada nas células adiposas. Não tem mais para onde ir. Seu corpo está com glicose e continuará a fazê-lo até que os estoques de glicogênio nas células estejam baixos. Nesse momento, os níveis de glicose no sangue são normais e o pâncreas não excreta mais a insulina.

Isto é, quando as células de gordura também são capazes de liberar gordura para que nossas células possam começar a usar gordura como energia. Nossas células metabolizam glicose ou gordura como energia, mas nunca as duas ao mesmo tempo. Uma vez que nossos estoques de glicogênio são baixos e nossas células de gordura estão liberando seu conteúdo, nossas células estão muito felizes em mudar de glicose para o metabolismo da gordura.

 

Resistência à insulina diminui a taxa de absorção de glicose

Quanto mais resistentes são as células à insulina, mais lentamente elas tomam glicose. Isso resulta em mais glicose terminando em suas células de gordura que convertem em gordura. À medida que a resistência à insulina sobe lentamente com o passar do tempo com uma dieta ruim, mais e mais calorias que você come acabam em suas células adiposas.

Mas infelizmente isso não é tudo. Fica pior. Como menos glicose acaba em suas células musculares, seus estoques de glicogênio não enchem tanto quanto costumavam e, assim, eles ficam vazios mais rápido também. E quando os estoques de glicogênio estão baixos, suas células começam a enviar sinais para você comer novamente. Em outras palavras, você vai ficar com fome novamente, mais cedo. Isto é especialmente verdade em uma dieta rica em carboidratos. Quando as células são usadas para metabolizar a glicose a maior parte do tempo, elas inicialmente bloqueiam o metabolismo da gordura. Isso resulta em um metabolismo mais lento. Suas células irão literalmente reduzir o número de calorias que elas queimam até que não tenham outra escolha a não ser mudar para a queima de gordura. Mas antes que isso aconteça, você já ficou com tanta fome que teve um lanche.

E com esse lanche o círculo é fechado porque o lanche contém açúcar que elevará a insulina novamente e todo o processo começa novamente. E com o tempo você ganha mais e mais peso.

Já teve o conselho para lanche entre as refeições para reduzir a quantidade total de calorias que você come em um dia? Não funciona e agora você sabe o porquê. Seu corpo vai simplesmente queimar menos calorias quando você come menos. O efeito pode ser tão forte que o seu metabolismo caia mais do que você come menos. Algo como comer 300 calorias por dia a menos, e como resultado seu corpo está queimando 400 calorias por dia a menos. Você acaba ganhando peso em 100 calorias por dia.

Por que, então, você perde peso inicialmente com uma dieta de baixa caloria?

Isso é menos conhecido, mas depois de entender isso, você pensará duas vezes antes de tentar uma dieta de baixa caloria que lhe diga para comer pequenas refeições e lanches entre as refeições.

O glicogênio é uma molécula que gosta de água. Para cada grama de glicogênio em suas células, há 3 a 4 gramas de água também. Quando você vai em uma dieta de baixa caloria, essas 1600 a 2000 calorias em valor de glicogênio serão esgotadas. 1 grama de carboidratos é igual a 4 calorias. Então essas 2000 calorias representam cerca de 500 gramas de glicogênio. Acrescente a isso 3 a 4 gramas de água por grama de glicogênio, e você perderá facilmente de 2 a 3 quilos de glicogênio e água quando fizer uma dieta de baixa caloria. Não é gordo que você perdeu, é açúcar e água que você perdeu.

Mas depois desses 2 a 3 quilos iniciais, você está preso e com o acesso bloqueado à gordura corporal, seu corpo não tem escolha a não ser reduzir seu metabolismo. A única maneira de permitir que suas células voltem a usar a gordura corporal é reduzir os níveis de insulina. Você pode fazer isso não comendo ou fazendo exercícios.

O problema é que cada célula do seu corpo está lhe dizendo para desacelerar. Você pode querer se exercitar, mas seu corpo não pode. Um lanche antes do exercício lhe dará um pouco de energia para usar durante o exercício, mas não será suficiente. Basta verificar qualquer ginásio e olhar para as pessoas que parecem não estar fazendo nada em alta intensidade. Eles fazem apenas o suficiente para parecer que estão se exercitando, mas estão apenas queimando o açúcar que comeram antes de começar o exercício.

Para dar uma ideia,… Se você não tem resistência à insulina, e você come apenas 3 refeições normais por dia, sem petiscar no meio, você pode facilmente perder 2 quilos de gordura corporal por mês. Se você é obeso, mas sem resistência à insulina (raro, mas existe), você pode facilmente perder 4 quilos por mês. Mais se você se exercitar mais.

Mas isso quase nunca acontece por causa de conselhos dietéticos de baixa caloria. Você ainda acha que o excesso de peso é culpa sua?

Como funciona a dieta Low Carb?

Nós entendemos agora que a insulina é o fator chave no controle de peso.

Níveis elevados de insulina:

  • Causam resistência à insulina
  • Bloqueam células de gordura de liberar seu conteúdo
  • Abaixam nossa taxa metabólica
  • Bloqueam o metabolismo da gordura nas nossas células
  • Causam ganho de peso

 

A dieta low carb ajuda na redução dos níveis de insulina.

Níveis normais de insulina:

  • Reduzem a resistência à insulina
  • Permitem que células de gordura liberem seu conteúdo
  • Aumentam nossa taxa metabólica
  • Normalizam o metabolismo da gordura nas nossas células
  • Parem o ganho de peso e você até pode perder algum peso

Quando vamos muito low carb, como com a dieta cetogênica (máximo de 20 gramas de carboidratos por dia), poderemos alcançar muito mais:

  • Curar a resistência à insulina (até mesmo curar diabetes tipo 2)
  • Adaptar-se completamente ao metabolismo da gordura
  • Tem muito mais energia disponível, energia mental e física
  • Nunca sinta fome
  • Perder peso facilmente

Nenhum exercício é necessário, embora seja melhor se exercitar. Mas não para perder peso. O exercício é bom apenas para a sua saúde. Sua nova dieta é o que ajuda você a perder peso, obtendo controle sobre seus níveis de insulina.

A dieta low carb é a única maneira eficaz de recuperar o controle do seu peso. E é fácil de manter. Quando você vai low carb, inicialmente será um pouco difícil porque seu corpo tem que se adaptar a menos carboidratos e mais gordura. Mas uma vez que você passou por isso, ficar em comer low carb é fácil. A maioria das pessoas se sente muito melhor, especialmente na dieta cetogênica, e elas nunca querem voltar para sua antiga dieta.

 

Você está comendo low carb já?

Quais são suas experiências com a dieta low carb?

Você perdeu peso?

Por que você decidiu comer low carb?


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