Dieta Low Carb

Driblar a Dor de Cabeça em Low Carb (e outros sintomas)

Se você já tentou a dieta low carb, você pode ter descoberto que no começo você tinha alguns sintomas semelhantes aos da gripe. O principal sintoma inicial em low carb é uma dor de cabeça.

A boa notícia é que esses sintomas são evitáveis, especialmente a dor de cabeça. Mas por que o low carb causa dor de cabeça? Se soubermos o que está causando essa dor de cabeça, saberemos o que fazer sobre isso.

Sal

Em sua dieta tradicional, você comeu carboidratos, é claro, mas provavelmente também uma boa quantidade de alimentos processados, que muitas vezes são carboidratos processados, mas também carnes processadas. Um dos ingredientes utilizados em quase todas as formas de alimentos processados ​​é o sal. Assim como os carboidratos ricos em amido, como batatas, pão, macarrão, arroz, etc. Todos eles são preparados com sal.

Quando você vai low carb, você (deve) remove(r) todos esses alimentos processados ​​e amiláceos. Isto irá reduzir bastante a sua ingestão de sódio. A recomendação oficial é de 2300 mg de sódio por dia. Mas, em média, consumimos muito mais sódio na dieta tradicional. Em média, está mais perto de 4000 mg por dia.

Quando você remover todos os carboidratos ricos em amido que são preparados com sal e cortar os alimentos processados ​​também, sua ingestão de sódio vai cair para cerca de 1500 mg por dia. De fato, se você não usasse sal para preparar sua comida, sua ingestão de sódio estaria bem abaixo de 1000 mg por dia. Isso é muito baixo.

A solução, portanto, é adicionar mais sal à sua dieta low carb. Isso parece fácil, mas para muitas pessoas isso não é tão fácil quanto parece.

Em uma dieta tradicional, o desafio é manter sua ingestão de sódio baixa o suficiente. Em uma dieta low carb, o desafio é manter sua ingestão de sódio alta o suficiente.

 

Retenção de sódio

Nossos corpos controlam quanto sódio está em nossos corpos. Há um equilíbrio entre quanto sódio nós comemos e quanto sódio nós excretamos. Existem duas maneiras principais de excretar sódio. Através da transpiração e através da urina.

Por exemplo, se você bebe muita água, seus rins excretam mais sódio. Por isso, é importante não beber mais água do que você precisa. Especialmente quando você está com uma dieta low carb.

Mas nossos corpos são espertos. A quantidade de sódio que é excretada pelos nossos rins varia. O hormônio que regula a excreção de sódio é a insulina. Quando os níveis de insulina são altos, nossos rins se agarram ao sódio. Quando nossos níveis de insulina estão baixos, nossos rins excretam mais sódio.

Em uma dieta low carb, 2 coisas acontecem:

  • Você come menos sal
  • Você perde mais sal

O efeito é uma redução drástica na quantidade de sódio em seu corpo e isso pode levar a níveis de sódio muito baixos.

Basicamente, quando em uma dieta tradicional, você não tem conhecimento de quanto sal você come. E para piorar as coisas, seu corpo está tentando se segurar nesse sódio. Se você já se perguntou por que os médicos e nutricionistas sempre dizem para você comer menos sal, agora você sabe.

 

Baixo teor de sódio provoca dores de cabeça e outros sintomas

Quando os níveis de sódio no sangue estão baixos, você pode ter muitos problemas como:

  • confusão
  • dor de cabeça
  • fadiga ou baixa energia
  • Irritabilidade
  • cãibras musculares ou espasmos
  • Náusea
  • Vómitos
  • Fraqueza

Assumindo que não existem outras razões, os seus níveis de sódio podem ser baixos; sua mudança de dieta é a provável causa de um baixo estado de sódio. E a solução é bem simples:

 

Adicione mais sal à sua dieta!

 

Se você está preocupado em adicionar muito sal, acompanhe o quanto de sal você adiciona à sua comida por uma semana ou mais. Você descobrirá que não é muito. O sal é apenas 40% de sódio. Então, mesmo se você adicionar 5 gramas de sal, você está adicionando apenas 2000 mg de sódio à sua comida. 5 gramas de sal é uma colher de chá cheia de sal. É muito salgado e sem comer carboidratos, que geralmente vêm com muita água que dilui o sal e faz com que você sinta menos, acrescentando muito sal à sua comida com pouco carboidrato é quase impossível. Será simplesmente muito salgado. Na minha experiência, é um desafio adicionar 2 gramas de sal à minha comida. Mais do que isso e o sal dominará demais o sabor da comida.

 

Como adicionar mais sal quando você faz um estilo de vida low carb?

É fácil, basta ajustar a sua culinária e adicionar sal até atingir níveis que fazem com que os sintomas desapareçam. Além disso, você sempre pode ter sal extra na mesa quando necessário. Uma vez que você está totalmente gordo adaptado em low carb, você saberá quando adicionar mais sal e quando não. Torna-se tão fácil quanto saber quando beber água. Assim como a água, o sal é tão importante que evoluímos para saber muito bem quando precisamos de mais sal. Assim como ter sede, você bebe mais água. Leva apenas um tempo para se acostumar com os sinais. Antes de low carb você estava sempre recebendo muito sal, então você nunca teve que prestar atenção aos sinais de precisar de mais sal. Mas em low carb isso é diferente. É mais saudável assim.

Uma das coisas que faço é adicionar um pouco de sal à primeira xícara de água que eu bebo de manhã. (Eu não tomo café da manhã, apenas tomo água com vinagre de maçã, suco de limão e um pouco de sal.) Sem esse sal pela manhã, é quase garantido que eu tenha uma dor de cabeça no final do dia. Apenas um pouquinho de sal pela manhã resolve esse problema.

 

Para recapitular:

Sal em uma dieta tradicional:

  • Você come mais sal do que você está ciente
  • Seus rins agarram-se ao sal devido a níveis mais altos de insulina
  • A recomendação é reduzir o consumo de sal

Sal em uma dieta low carb:

  • Você come menos sal do que você pensa
  • Seus rins excretam mais sal por causa dos baixos níveis de insulina
  • A recomendação é descobrir qual é a sua ingestão ideal de sal.
  • Sintomas como dores de cabeça desaparecem quando você consome a quantidade ideal de sal
  • Os requisitos de sal mudam de acordo com a quantidade de água que você bebe, o quanto você transpira, etc.
  • Você aprenderá com o tempo quanto sal precisa adicionar à sua comida.

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